quinta-feira, 8 de abril de 2010

Roteiro: Barcelona. Guia: Lilian Piraine.

Barcelona é marcada pela criatividade e ousadia do arquiteto espanhol Antonio Gaudi. Talvez não lembre esse nome, mas com certeza você já viu alguma foto da sua maior obra, o Templo da Sagrada Família. Trata-se da espetacular igreja que ainda não foi finalizada. O projeto é tão grandioso, que está previsto para ser concluído somente lá no distante ano de 2082, completando cem anos de construção! Minha primeira impressão, ao me deparar com essa imensa construção da Sagrada Família, foi de perplexidade. É necessário parar e observar para entender seus detalhes e o seu conjunto. Suas 8 torres estão desenhadas com adornos como se fossem castelos de areia, e arredondadas nas pontas. Gaudi não gostava de linhas retas. Na nave da Igreja, imagens de Jesus, de Maria e dos apóstolos, além de passagens bíblicas. Se a Igreja for concluída, será a maior catedral da Europa.


Entre muitos prédios projetados por Gaudi, destaque para La Pedrera e para a Casa Batllo. Ambos situam-se no centro de Barcelona; esses edifícios constituem verdadeiras esculturas, que revelam a audácia e originalidade de Gaudi, na sua busca em unir arquitetura, arte e natureza.

Um pouco mais ao norte da cidade, o Parque Guell também reúne um bom conjunto de obras do arquiteto. Independente de ser bonito ou não, já que isso varia de acordo com o gosto das pessoas, é impossível ficar-se indiferente às formas criadas por Gaudi. Para comemorar o 150° aniversário do arquiteto, foi organizado um roteiro pelos prédios que ele projetou, com exposições e galerias sobre sua vida e obra. Melhor não poderia ser, já que a própria cidade de Barcelona é seu maior museu, em pleno céu aberto.

Por ser antiga, Barcelona também oferece igrejas e casas históricas. O bairro Gótico é o mais antigo, com estreitas ruelas de pedra onde não passam carros. É lá que está localizada a Catedral de Barcelona, uma bonita construção gótica. O interior dessa igreja é lindo, um dos mais bonitos que já vi na Europa.

Ainda no centro, a Avenida La Rambla é como a "rua da Praia" dos portoalegrenses, mas um pouco mais turística. Está cheia de lojinhas de souvenirs, de restaurantes e de hotéis. O que mais atrai são as feiras de artesanatos e bijouterias, sem falar, é claro, dos graciosos artistas de rua. Tradicionais em Barcelona, eles fazem a alegria dos turistas e viajantes. No fim da avenida, e já próximo do porto, na praça de Cólon, a estátua de Cristóvão Colombo aponta em direção da América. Chegando na costa do Mar Mediterrâneo, a grande avenida com Palmeiras não deixa dúvidas de que estamos em uma praia, e de mar muito azul. Nos arredores da praia situam-se os prédios mais novos e chiques.


Um pouco mais afastado do centro, encontram-se os sinais das famosas Olimpíadas de 92. É possível conhecer o estádio de futebol, as piscinas de natação e as pistas de atletismo. Mas para se chegar até o Parque Olímpico, é preciso passar antes pelo Museu Nacional, que constitui um imponente e belíssimo prédio, e dali, de quebra, ter uma vista panorâmica da cidade.


Por que Barcelona e tão visitada? Para mim, a cidade é única. Primeiro, pelo toque mágico e artístico de Antoni Gaudi. Por mais intrigante que seja sua arquitetura, você nunca vai ver nada igual assim como em Barcelona. Segundo, Barcelona possui uma linda praia mediterrânea e prédios muitos históricos importantes. E, por fim, porque é uma cidade espanhola cheia de atrações, de graça, de vida e de magia!


Nenhum comentário:

Powered By Blogger