sexta-feira, 2 de abril de 2010

Francisco de 44 a 98


1944 – Dia 19 de junho nasce Francisco.

1946 - A família muda-se do Rio para Rua Haddock Lobo, em São Paulo. Seu pai é nomeado diretor do Museu do Ipiranga.

1953 - A família muda-se novamente.

1954 - Sua casa na Itália é frequentada por intelectuais e artistas, como o futuro sócio Vinicius de Moraes.

1956/1957 - Compõe as primeiras canções, operetas que eram encenadas com as irmãs mais novas, Ana, Cristina e Pii.

1958 - Uma nova paixão: a literatura.

1959 - A influência musical decisiva é o LP Chega de saudade, de João Gilberto Faz sua primeira composição: Canção dos olhos.

1961/1962 - Assina suas primeiras crônicas em um jornal da escola. Sua foto é estampada pela primeira vez em um grande jornal.

1963- Entra na Universidade de São Paulo...

1964 - Começa sua trajetória pelos palcos e se encontra com os jovens que se tornariam os grandes nomes da MPB. Acontece, no Colégio Rio Branco, o Show Primeira audição.

1965 - O primeiro compacto chega às lojas e começam suas experiências com o teatro.Recebe seu primeiro cachê por um show. Conhece Caetano Veloso e Gilberto Gil.

1966 - “A banda” vence, junto com Disparada, o II Festival de Música Popular Brasileira. Lança seu primeiro LP pela RGE: Chico Buarque de Holanda. Começam seus problemas com a censura do regime militar. Conhece a atriz Marieta Severo, com quem teria três filhas.

1967 - Recebe, da Câmara Municipal de São Paulo, o título de "Cidadão paulistano".Em julho, lança o segundo disco, Chico Buarque de Holanda - volume 2. Estréia como ator no filme Garota de Ipanema e escreve a peça Roda viva.

1968 - Participa da "Passeata dos cem mil contra o regime militar".O Comando de Caça aos Comunistas invade o teatro Galpão. Dias depois do AI-5, é intimado a depor.

1969- Inicia um auto-exílio na Itália. Em 28 de março, nasce Silvia Severo Buarque de Holanda, a primeira de suas três filhas, que teve como padrinho Vinícius de Moraes. Na Itália, fecha contrato com a Philips para a produção de um novo disco.


1970 - Retorna para o Brasil e lança o disco Chico Buarque de Holanda nº 4. A música “Apesar de você” chega às lojas em um compacto que vende mais de 100 mil cópias. Em seguida, a canção é censurada e os discos recolhidos do mercado. Em 22/12, nasce sua segunda filha, Helena Severo Buarque de Holanda.

1971 - No início do ano lança o LP “Construção”. Rompe com a Globo, durante os preparativos para o VI Festival Internacional da Canção.

1972 – Em novembro faz o histórico show no Teatro Castro Alves, em Salvador, com Caetano Veloso. Volta ao cinema no filme “Quando o carnaval chegar”, de Cacá Diegues.

1973 - Escreve, com Ruy Guerra, a peça Calabar. A Phonogram desliga os microfones durante o show Phono 73 e impede que ele e Gil toquem Cálice.1974 - Publica sua primeira novela, Fazenda modelo. Surge Julinho da Adelaide, o personagem que driblou a censura por alguns meses.

1975 - Abandona os palcos por um longo período. Escreve, com Paulo Pontes, Gota d'água, estrelada por Bibi Ferreira. Em 17/09, nasce sua terceira filha, Luísa Severo Buarque de Holanda. Ganha o Prêmio Molière como melhor autor teatral, mas não comparece para recebê-lo.

1976 - Compõe “O que será” para o filme “Dona Flor e seus dois maridos”. Lança o disco “Meus caros amigos”.

1977 - Traduz e adapta o musical infantil “Os saltimbancos” e lança o disco “Gota d'água”. Escreve o texto e as canções da peça “Ópera do malandro”.

1978 - Em fevereiro, visita a ilha de Cuba e ao voltar para o Brasil é detido no aeroporto.

1979 - Lança o álbum duplo “Ópera do malandro” e escreve várias canções para cinema e teatro. É publicado seu primeiro livro infantil “Chapeuzinho amarelo”, ilustrado por Donatella Berlendis. “Calabar” é, finalmente, liberada pela censura.

1980 - Troca de gravadora e compõe as músicas para o espetáculo “Geni”. Apresenta-se em Angola com mais 64 artistas brasileiros. É o personagem central do filme biográfico “Certas palavras”, realizado por Maurício Berú. Final do ano - lança o LP “Vida”.

1981 - Trabalha em uma grande produção para o cinema: “Saltimbancos Trapalhões”. Lança o disco “Almanaque”.

1982 - Em parceria com Edu Lobo, compõe as canções para o balé “O grande circo místico”, gravado no ano seguinte. Morre Sérgio Buarque de Holanda, aos 79 anos de idade.

1983/1984 - Com o cineasta Miguel Faria Jr., faz a adaptação e roteiro para o filme “Para viver um grande amor”. Participa ativamente da campanha pelas "Diretas já" para presidente da República.

1985 - Compõe a trilha sonora do filme “Ópera do malandro”.

1986 - Volta à televisão ao lado de Caetano Veloso.

1987/1988 - Lança o disco “Francisco” no final de 87 e faz o show dirigido por Naum Alves de Souza. Compõe com Edu Lobo as canções para o balé “Dança da meia-lua”.

1989 - Faz as músicas para a peça “Suburbano coração”, de Naum Alves de Souza. Lança o disco Chico Buarque. Interpreta Julinho da Adelaide, no filme “Amor vagabundo”, de Hugo Carvana.

1991/1992 - Lança seu primeiro romance, “Estorvo”.

1994/1995 - Volta aos palcos no início de 94 com o show Paratodos. Participa da Campanha Nacional Contra a Fome e Pela Cidadania, do sociólogo Herbert de Souza.Escreve o romance Benjamim.1996 - Nasce seu primeiro neto. Participa da campanha pela Paz no Futebol.

1997 - É escolhido como o homenageado do enredo para o Carnaval 98 e participa do disco Chico Buarque de Mangueira. Compõe as canções para o projeto Terra, do fotógrafo Sebastião Salgado.

1998- A Estação Primeira de Mangueira tira o primeiro lugar no carnaval carioca com a homenagem a Chico.

Um comentário:

LIVIA RAMOS disse...

AMO O CAETANO... OPS!!
AMO O CHICO!!! HAHAHAHAHAHAHA

Powered By Blogger