quinta-feira, 8 de abril de 2010

Reconheça: Clara Rockmore

Theremin é um instrumento musical que não precisa de contato manual para produzir música. Ele foi inventado em 1919 pelo russo Lev Sergeivitch Termen ou, simplesmente, Léon Theremin, como ficou conhecido.

O som é produzido através de duas antenas que geram um campo magnético entre si, provocando assim uma oscilação sonora que pode ser captada por meio de um amplificador de som externo. Essas antenas controlam, simultaneamente, o timbre e o volume, exigindo grande precisão das mãos de quem toca. Tais funções são controladas pela proximidade das mãos em cada antena, que se localizam nas extremidades do aparelho.

Para tocar uma música, em geral a mão esquerda controla a altura do som (volume), enquanto que a direita controla a freqüência do som (timbre). Movimentos rápidos com a mão direita, próximos à antena de cima, que controla a freqüência, produzem efeitos de vibrato. Movimentos rápidos com a mão esquerda na antena torcida, que controla o volume, produzem efeitos de tremolo. O corpo humano próximo às antenas causa mudanças na freqüência do sinal de áudio. É um instrumento muito difícil de ser tocado, necessitando ótima afinação e audição.

A violinista russa Clara Rockmore, que iniciou sua carreira aos 4 anos de idade, teve como seu principal mentor, Leopold Auer, que também instruiu famosos nomes da música clássica contemporânea como Jascha Heifetz e Efrem Zimbalist. Infelizmente aos 19 anos, Clara foi forçada a abandonar o violino devido a uma séria lesão em seu braço. Pouco tempo depois, a musicista conheceu Léon Theremin e sua obra, o que fez despertar em sua alma uma nova oportunidade de continuar seu caminho na música. Para isso, com base nas técnicas utilizadas no violino, Clara idealizou o método para se tocar o theremin. Nele, a tereminista ensina a maneira de “dedilhar” o som emitido pelo aparelho. Desta forma, criou um meio de interação com a tecnologia e padronizou a execução de modo a tornar-se uma virtuose do instrumento.




Nenhum comentário:

Powered By Blogger