sexta-feira, 19 de março de 2010

Acordes longevos de Seattle.

A história do Pearl Jam começa a ser traçada no meio da década de 80, quando Jeff Ament e Stone Gossard, respectivamente baixista e guitarrista do Pearl Jam, faziam parte de uma mesma banda em Seattle, a Green River. Em 1987, a banda chegou ao fim. O vocalista Mark Arm junto com o guitarrista Steve Turner formaram o Mudhoney.

Enquanto isso, Gossard e Ament saíram à procura de um vocalista para formarem uma nova banda. Acabaram escolhendo um cara de 22 anos, chamado Andrew Wood, que tocava numa banda pouco conhecida de Seattle, a Glamsters Malfunkshun.

Juntos eles montaram a Mother Love Bone, uma das primeiras bandas de Seattle a assinar contrato com um grande selo - a Mercury Records. O grupo lançou o EP 'Shine', em 1989, por meio de um selo criado por eles, Stardog, e chamaram a atenção do baixista do Kiss, Gene Simmons.

Infelizmente, a banda chega ao fim em 1990, com a morte prematura do vocalista Andrew Wood por overdose de heroína. Ele morreu sem ver o lançamento do primeiro álbum da banda, o 'Apple' (1990).

Após o fim trágico do Mother Love Bone, a Mercury Records procurou Gossard e Ament para que eles recrutassem um novo vocalista e retomassem o trabalho, ao lado dos outros dois integrantes remanescentes, o guitarrista Bruce Fairweather e o baterista Greg Gilmore. Os dois decidiram por encerrar em definitivo os trabalhos da banda e partir para outra.

Ainda em 1990, Gossard e Ament se juntaram a um 'veterano' de Seattle, o guitarrista Mike McCready, e começaram a gravar uma fita demo com três músicas (apenas a parte instrumental). Eles convidaram o baterista Jack Irons (ex-Red Hot Chilli Peppers e futuro baterista do Pearl Jam) para fazer parte do novo grupo. Ele recusou porque já estava envolvido com outro projeto, mas, teve uma participação mais do que importante na formação do Pearl Jam. Irons ouviu a fita, gostou do resultado e pediu para Gossard e Ament se ele podia enviá-la para um cantor que jogava basquete com ele e morava em San Diego, na Califórnia. O tal cantor não era ninguém menos do que Eddie Vedder, que havia tocado numa banda de San Diego chamada Bad Radio.

Vedder ouviu as canções instrumentais da fita por várias vezes e saiu para surfar. Foi nessa hora que surgiu a idéia das letras para completar as músicas. Ele gravou os vocais sobre a base instrumental, nomeou as três músicas de 'Alive' (originalmente chamada 'Dollar Short'), 'Once' e 'Footsteps' e mandou a fita de volta.

Quando Ament ouviu a fita, ficou impressionado com o vocal e as letras e ligou rapidamente para Gossard. Foi encontrada a peça que faltava para a nova banda. Com a entrada do baterista Dave Krusen estava formada a banda. Em outubro de 1990, Eddie Vedder foi chamado para um ensaio com a banda, no qual garantiu em definitivo a sua vaga.

Decidido os integrantes, faltava escolher um nome para a banda. A primeira sugestão foi Mookie Blaylock, que, na verdade, era o nome de um jogador de basquete do New Jersey Nets.

Descartada a idéia de usar o nome do jogador, eles pensaram em outras possibilidades, até chegarem ao nome Pearl Jam. Mas, de onde surgiu essa idéia? Segundo dizem, Pearl era o nome da avó de Eddie Vedder, que foi casada com um americano de origem indígena. Ela costumava preparar uma receita indígena, uma espécie de geléia (jam), que tinha propriedades alucinógenas. A combinação resultou em Pearl Jam. Esta história é muito mais uma brincadeira do vocalista Eddie Vedder, que no fim acabou perpetuando. O fato é que o baixista Jeff Ament nomeou a banda, enquanto assistia a uma performance do Sonic Youth com o Crazy Horse, sem qualquer relação com geléias indígenas.

A primeira apresentação do grupo, ainda com o antigo nome, ocorreu no Off Ramp, em Seattle, em 22 de outubro de 1990, passando a ser considerada como a data de aniversário da banda.



Nenhum comentário:

Powered By Blogger