domingo, 6 de junho de 2010

O LADO B DO FORRÓ


A letra de duplo sentido: maliciosa, satírica, critica ou jocosa sempre dividiu opiniões, seja qual for o estilo musical (Rock, Forró, Samba e outros). Uns achando imoral, musica de baixo nível. Outros achando inteligente e bem humorada.

Até o Rei do rock Elvis cantava letras que tinha duplo sentido. Na música popular brasileira estar presente há muito tempo. Mas teve seu auge no final da década de 60 com cantores e compositores nordestinos. Clemilda e Genival Lacerda iniciaram uma trajetória de popularidade com esse estilo. O forró era a música que vestia essas letras. Muitos forrozeiros tradicionais não gostavam de colocar esse estilo nas suas gravações, tendo em vista o rei do baião Luiz Gonzaga se colocando contra. Mas alguns compositores começaram a se destacar e ter músicas de sucesso.

Depois do sucesso da música Severina Chique, Chique, que colocou Genival em evidencia nacional, composição do futuro rei do Duplo Sentido João Gonçalves (Natural de Campina Grande – PB), ele cedeu a pareceria da música a Genival como condição de gravar-la e depois outras composições, como: Mato Véio, Mate; O Véi Dançou (Renato Aragão gravou também); Galegui do Zói Azul. Outras musicas de João fizeram sucesso nacional sua voz: Pescaria em Boqueirão e Empregada Domestica e muitas a nível regional. No período da ditadura ele teve seus discos retirados das lojas e foi proibido de fazer shows na Paraíba pela policia Federal.

O Duplo Sentido são letras que usam ambiguidade da colocação das palavras em concordâncias pouco usual para mudar o sentido e situações para colocando em situação de ridículo: pessoas, situações e costumes ortodoxos. Falam aquilo que todo mundo pensa e gostaria de ter coragem de dizer, mas a etiqueta social impede. É o pensamento livre do povo que olha com humor tudo que se passa no cotidiano, suas desventuras, aventuras e alegrias. Existe letra de duplo sentido que falaram em prol da liberdade de expressão como, Apesar de Você; Cálice e outras de Chico Buarque e outros compositores que cantavam a liberdade contra a ditadura, usaram o duplo sentido e metáforas para soltarem o verbo.

As pessoas confundem algumas letras (Pornográficas e preconceituosas) do Funk dos bailes cariocas como sendo letra de duplo sentido, mas as mesmas falam claramente o que pensam da mulher e de outros temas com vários erros de português. Diferente de frases que dizem: “O bode comendo, acaba”. Que cantada é entendida como: O Bode comendo a cabra. “Ela deu o radio...” que o subconsciente entende: Rabo. “Ô Pai vende o Bode de tio João, a Vaca de tia Maria e o Porco do Francisco e me dê o dinheiro para eu gravar um Disco”.
A Letra de Duplo Sentido não passa de uma forma criativa dos compositores brincarem com os sentidos das palavras e divertirem as pessoas. Não é atentado ao pudor, mas sim ao mau humor. Temos em todos os estilos musicais letras mais fúteis que o duplo sentido que não serve nem para estimular boas risadas, são péssimas piadas musicais.

*Por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa


Nenhum comentário:

Powered By Blogger