quarta-feira, 23 de junho de 2010

João, capítulo 7, versículos 1-27.



Depois disso, Jesus percorria a Galiléia; não queria andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo.

Estava próxima a festa dos judeus, chamada das Tendas.

Os irmãos de Jesus disseram-lhe: “Sai daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.

Ninguém faz algo em segredo quando procura ser publicamente conhecido. Já que fazes essas coisas, manifesta-te ao mundo”.

Pois nem os seus irmãos acreditavam nele.

Jesus, então, disse a eles: “Ainda não chegou o tempo certo para mim. Para vós, ao contrário, é sempre o tempo certo.

A vós, o mundo não pode odiar, mas a mim odeia, porque eu dou testemunho dele, mostrando que suas obras são más.

Vós podeis subir para a festa. Eu não subo para esta festa, porque meu tempo ainda não se cumpriu”.

Dito isso, permaneceu na Galiléia.

Depois que seus irmãos subiram para a festa, Jesus subiu também, não publicamente, mas em segredo.

Os judeus, no entanto, o procuravam na festa e perguntavam: “Onde está ele?”

Muito se murmurava a seu respeito no meio do povo. Uns diziam: “Ele é bom!”, outros: “Não, ele engana a multidão!”

Ninguém, entretanto, falava dele publicamente, por medo dos judeus.

Lá pelo meio da festa, Jesus subiu ao templo e começou a ensinar.

Os judeus comentavam admirados: “Como ele é tão letrado, sem nunca ter recebido instrução?”
Jesus respondeu: “O meu ensinamento não vem de mim mesmo, mas daquele que me enviou.

Se alguém quiser fazer-lhe a vontade, saberá se meu ensinamento é de Deus ou se falo por mim mesmo.

Quem fala por si mesmo procura a sua própria glória; mas quem procura a glória daquele que o enviou é verdadeiro e nele não há falsidade.

Moisés não vos deu a Lei? No entanto, nenhum de vós cumpre a Lei. Por que procurais matar-me?”

A multidão respondeu: “Tu tens um demônio! Quem é que te quer matar?”

Jesus replicou: “Fiz uma obra só, e vós todos ficastes espantados.

Moisés vos deu a circuncisão ( embora ela não venha de Moisés, mas dos patriarcas ); por isso, fazeis a circuncisão mesmo no dia de sábado.

Então, se alguém pode receber a circuncisão num dia de sábado, para não faltar com a Lei de Moisés, por que estais indignados comigo por ter curado um homem todo em dia de sábado?

Não julgueis pelas aparências; julgai de acordo com a justiça”.

Alguns de Jerusalém diziam: “Não é este a quem procuram matar?

Olha, ele fala publicamente e ninguém lhe diz nada. Será que os chefes reconheceram que realmente ele é o Cristo?

Nenhum comentário:

Powered By Blogger