domingo, 12 de dezembro de 2010

Reconheça: Weather Report.

Se alguém presume que Miles Davis era o pai, ou pelo menos luz principal, da fusão do jazz com rock e funk, então não é um passo muito grande para perceber que o grupo Weather Report levou essa mistura musical até o fim e achou uma fusão que tocou a pulsação de uma era, além de criar uma obra muito importante durante a sua existência.

O local de nascimento do Weather Report foram as sessões de gravação e preparações para os trabalhos de Davis, ‘In A Silent Way” e “Bitches Brew”. Os caminhos do pianista Joe Zawinul e do saxofonista Wayne Shorter, os fundadores do Weather Report, já tinham se cruzado na banda do Maynard Ferguson.

Os músicos originais do WR, além de Shorter e Zawinul, eram o baixista Miroslav Vitous, o percussionista Airto Moreira e o bateirista Alphonse Mouzon. Os outros integrantes da banda foram entre outros, Eric Gravatt, Omar Hakim,Victor Bailey , Alfonso Johnson, Dom Um Romão e Peter Erskine. Depois dos fundadores, o mais famoso foi o virtuoso baixista Jaco Pastorius.

Apesar dos problemas pessoais, o que se percebia era o declínio de Shorter em suas músicas e na banda. O Weather Report permaneceu como uma força por mais de 15 anos (1970-1985). As melhores gravações do Weather Report estão nos discos “Wheather Report”, “I Sing The Body Eletric’ e “Heavy Weather”(o álbum vendeu mais de 400.000 unidades, muito em função do hit "Birdland").


Nenhum comentário:

Powered By Blogger