quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Reconheça: Mario Reis.



Mario da Silveira Meirelles Reis nasceu no Rio de Janeiro em 31 de dezembro de 1907. “O mais carioca dos cantores” vinha de família rica, primo dos Silveira, donos da Bangu, famosa fábrica de tecidos da época. Freqüentador de Country Club e Jockey Club, os clubes elegantes da cidade, freqüentava também os morros, onde travou amizade com os grandes compositores negros como Sinhô e Donga.

Sua carreira foi curta, começou em 1928 com um 78 rotações com dois sambas de Sinhô. No início dos anos 30 formou dupla com Francisco Alves, com quem fez mais de vinte gravações, muitas delas históricas. Em 1936 afastou-se da carreira, voltando em 1939. De 1940 a 1951 afastou-se novamente. Em 1960 gravou seu primeiro LP, realizando a primeira gravação de duas composições de Tom Jobim.

Segundo os pesquisadores Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello, ao romper com a tradição do bel canto italiano, que imperava até então, ele inaugurou um novo período na história do canto popular no Brasil, que passou a ser mais natural e espontâneo. Muitos o apontam como a grande influência de João Gilberto na criação da Bossa Nova, embora este cite Orlando Silva como sua grande inspiração.

Mario gravou 82 discos de 78 rpm entre 1928 e 1951. Posteriormente, 3 LPs com um total de 36 faixas. Muitas dessas gravações mais modernas foram regravações de seus sucessos antigos.
Mario Reis morreu no Rio em 5 de outubro de 1981.

Um comentário:

Unknown disse...

Engraçado que 'cazzo' em italiano significa pênis.
:-)

Powered By Blogger