segunda-feira, 27 de julho de 2009

Anime-se: Tom and Jerry

Os meninos de 2 a 5 anos que vêem desenhos animados violentos ou esportes de contato na televisão têm mais probabilidade de ficar mais agressivos ou desobedientes quando mais velhos, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira pela revista médica Pediatrics.

"Descobrimos que quanto mais violenta é a televisão vista por meninos pré-escolares, é mais provável que tenham comportamento anti-social, como agir agressivamente, desobedecer ordens e se meter em confusões na idade escolar", afirmou Dimitri Christakis, principal autor do estudo. "Os desenhos animados são os principais culpados", acrescentou.

"A maioria dos pais acha que os desenhos animados não são ameaçadores para seus filhos porque, afinal, não são reais e são divertidos. Mas a verdade é que as crianças pré-escolares não distinguem entre a fantasia e a realidade de maneira que o fazem as crianças mais velhas e os adultos. Para eles tudo é bem real".

"Precisamente porque a violência dos desenhos animados visa a ser divertida e mostra a violência sem conseqüências reais - mesmo que as pessoas explodam pelos ares, fiquem chamuscados um segundo e depois voltem à normalidade - transmite mensagens errôneas sobre os efeitos da violência no mundo real", explica Christakis.

Os meninos pequenos parecem ser os mais sensíveis a este tipo de influência. Nem as meninas menores que vêem programas violentos nem os meninos que foram expostos a programas não-violentos ou educativos mostraram a mesma agressividade mais adiante em sua vida, segundo os pesquisadores do hospital para crianças de Seattle (Washington, noroeste).

Os cientistas usaram dados de um estudo que durou 40 anos e que acompanhou 8 mil famílias americanas, os tipos de programa que eram vistos por 184 meninos e 146 meninas, entre as idades de 2 e 5 anos, e que comportamento exibiam mais tarde.


Nenhum comentário:

Powered By Blogger