sexta-feira, 17 de julho de 2009

A alma soul do Roberto


Apesar de fazer parte da turma, Erasmo - que já trabalhava para ajudar a mãe - aparecia menos no ponto. Roberto e Erasmo teriam se conhecido quando Roberto estava precisando da letra da música "Hound Dog" e alguém lembrou que um outro componente da turma colecionava tudo sobre Elvis Presley. Era o Erasmo.


Roberto e Erasmo logo perceberam que apesar de suas diferenças - Erasmo nascido no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, sempre foi fuçador, trabalhando desde cedo para ter suas coisas, enquanto Roberto, mais sonhador, é de cidade pequena do interior, com uma familia cuja a situação financeira era menos apertada - tinham grande afinidade musical. Uma forte amizade logo se formou. Com tanta gente interessada em música, não demorou muito para se formar um grupo vocal. Organizada e liderada por Erasmo, a banda era formada por Erasmo, Edson, China, e Arlênio, mas contava com freqüentes participações de Roberto. O grupo se chamava The Snack’s. Mais tarde, com a entrada de Tim Maia, o grupo mudaria de nome, passando a se chamar The Sputiniks.

Foi através de um contato de Erasmo que The Sputiniks estreariam na televisão carioca, participando do "Clube do Rock", um quadro de 15 minutos dentro do programa "Meio Dia", de Jaci Campos, na TV Tupi. O quadro, apresentado por Carlos Imperial, tinha como objetivo apresentar apenas artistas que tocavam o que chamavam de "o ritmo do momento." Logo, a voz forte de Tim Maia sobressaiu e passou a ser a atração principal da banda. Apresentações seguidas levariam a um convite para gravar um compacto. Pelo selo Mocambo, lançam “Para Sempre” / “Namorado” seguido depois por “Calipso Rock” / “Mustafá”, ambos de 78rpm.

Conta a história que, após o ensaio do The Sputiniks, em uma segunda visita do conjunto ao "Clube do Rock", Roberto Carlos comentara com Carlos Imperial que ele sabia imitar Elvis Presley. Imperial, interessado, aprova sua interpretação e lhe dá um momento solo no programa. Tim Maia, vendo Roberto querendo aparecer mais do que os outros, expulsa-o do grupo. Não importa: Roberto Carlos cantando "Tutti Frutti" e "Teddy Bear" tinha grande aprovação do público. Ele passa então a comparecer regularmente ao programa, já sendo apresentado por Imperial como o Elvis brasileiro.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger