sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Garotas Suecas

Com seis anos de estrada, três EPs, uma estatueta de Aposta MTV e quatro turnês nos Estados Unidos - que renderam elogios nos jornais The New York Times e The Washington Post, o grupo paulistano Garotas Suecas lança seu primeiro álbum, Escaldante Banda, com direito a turnê nacional.

Os meninos Guilherme Saldanha (vocal), Fernando "Perdido" Machado (baixo), Sérgio Sayeg (guitarra), Nico (bateria) e Tomaz Paoliello (guitarra) e a menina Irina Bertolucci (teclados), da Garotas Suecas, começaram tocando no Café Aprendiz, no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. "O nome da banda é uma homenagem a um cantor gringo que conhecemos em Foz do Iguaçu, que compôs uma música para algumas garotas suecas que ele conheceu na cidade", explica Tomaz. E, assim, partiram para estrada.

De volta às origens, BRAVO! conversou com quatro dos seis membros do grupo. Entre piadas, palhinha e água mineral, Guilherme, Fernando, Sérgio e Tomaz falaram sobre o novo CD, o sucesso nos EUA e ainda fizeram um pedido ao Rei Roberto Carlos para participarem de seu especial de fim de ano.

Como é o processo de composição das músicas da banda? Quais são as suas principais influências?

Tomaz Paoliello: É bem variado. A maioria das letras vem de uma conversa com a banda. A partir disso, as músicas se desenvolvem.

Sergio Sayeg: Nossas influências são a música americana dos anos 60 e 70 e o soul. E letras saem das nossas cabeças, não tem muito do que teorizar.

O álbum sai agora, após seis anos de carreira. O que mudou no grupo durante este período?

TP: Eu acho que o Garotas Suecas de hoje é melhor do que quando começou. Nós tocamos melhor, entendemos melhor as ideias uns dos outros e temos mais maturidade para fazer escolhas. O disco saiu mais próximo do que queríamos dos nossos trabalhos anteriores. Hoje temos uma capacidade maior de traduzir nossas ideias.

Guilherme Saldanha: Soubemos incorporar toda a gama de influências que tínhamos no começo da banda, coisas do rock de garagem dos anos 70. Crescemos e aprendemos, adquirimos um bom gosto, aprendendo a comer espinafre. Acho que este álbum reflete um pouco esta nossa trajetória.

Vocês fizeram vários shows em outros países e começarão a se apresentar no Brasil. O que esperam desta turnê nacional?

TP: A grande diferença entre o público daqui e o de lá é que os brasileiros entendem o que nós estamos falando. Nos Estados Unidos, as letras em português nos limitava. Este disco foi feito especialmente para os brasileiros e o que queremos é tocar muito por aqui.

Vocês permitem que os fãs baixem o álbum de vocês no site da banda. Qual a relação de vocês com a internet?

SS: Desde que a banda começou, nós sempre usamos a internet para divulgar o nosso trabalho. Achamos que é muito bom ter este tipo de relação aberta com a música gravada. Assim as pessoas quase não têm desculpa para não ouvir o som.

Qual é o próximo passo da Garotas Suecas depois deste álbum?

GS: O próximo passo é divulgar o disco pelo Brasil. Nós ainda não tocamos fora de São Paulo.

TP: Estamos preparando clipes novos para continuar a divulgação. Queremos viajar tocando este show que está muito bom. É o melhor que conseguimos fazer até agora e espero que ainda melhore.

GS: E o nosso grande projeto que é participar do especial do Roberto Carlos vai ficar para o ano que vem. Já estamos em dezembro e ele já deve ter gravado. Roberto, chame a gente!


Nenhum comentário:

Powered By Blogger