terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Energia Solar: Sustentável e Econômica.

A energia solar não beneficia apenas residências. As adaptações para adoção do sistema podem ser feitas também em empresas, conforme explica Marcelo Mesquita, Gestor do Departamento Nacional de Aquecimento Solar (Dasol). “Quando o sistema é contemplado ainda durante o projeto do empreendimento, a aplicação se torna mais barata e fácil. Mas já existem soluções simples e com preço acessível, que não exigem muitas reformas”, diz o especialista.

No caso de aquecimento solar de água, os benefícios para as empresas são a redução do IPI e a isenção de ICMS. Alguns municípios possuem leis que incentivam o uso do aquecimento solar, oferecendo redução também do IPTU. Como o Brasil é privilegiado pela grande insolação na maior parte do ano, o Governo Federal tem incentivado este sistema, adotando-o, inclusive, em habitações populares do programa Minha Casa, Minha Vida.

Neste programa, um sistema com coletor solar de 2m2 e reservatório térmico de 200 litros custa, aproximadamente, R$ 1.700. Segundo Mesquita, o Brasil possui atualmente cerca de 6 milhões de metros quadrados de coletores solares instalados. “A expectativa é de que o setor tenha crescido 15% em 2010 e que este valor continue crescendo com a criação de novas leis de incentivo”, finaliza Mesquita.

O Sistema de Aquecimento Solar (SAS) é formado por um coletor, responsável por absorver a radiação solar e aquecer a água, e por um reservatório, que armazena a água aquecida.

Existem três tipos de coletores: tubo de vácuo, aberto plano e fechado plano, que é o mais utilizado em todo o mundo, segundo Marcelo Mesquita, Gestor do Departamento Nacional de Aquecimento Solar (Dasol).

Os raios solares – especialmente os infravermelhos – atravessam a tampa de vidro liso do painel e aquecem os tubos de cobre ou alumínio, que são pintados com uma tinta especial que absorve mais a radiação e transfere melhor o calor. Por ser um coletor vedado, a temperatura do interior aumenta à medida que recebe mais incidência da luz solar. A água dentro dos tubos esquenta e vai diretamente para o reservatório, localizado na parte superior do sistema.

Este ciclo cria o fenômeno conhecido como termossifão, como explica Mesquita. “A água aquecida perde densidade e peso. A água fria empurra a quente, menos pesada, fazendo com que ela se desloque para a parte interior do sistema, onde está o coletor.”

Para ter total segurança, é indicado que as pessoas procurem revendas que apresentem o selo Qualisol, que atesta a qualidade da comercialização destes produtos. A relação de empresas específicas se encontra no site do próprio Inmetro.

A energia gerada pelo Sol é inesgotável, renovável e não polui o meio ambiente. Os painéis solares estão cada vez mais baratos e potentes. Por isso, esta energia é vista como uma das alternativas mais promissoras atualmente.

Para falar sobre a instalação dos painéis, o blog Energia Sustentável conversou com Marcelo Mesquita, Gestor do Departamento Nacional de Aquecimento Solar (Dasol), da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava). Ele explica que o princípio do Sistema de Aquecimento Solar (SAS) é bastante simples e traz benefícios para o consumidor e para o meio ambiente. “A grande vantagem para o consumidor é a economia na conta de luz, que pode ser de até 30%, no caso de uma família de classe média, e de até 50% para uma de baixa renda”, comenta. Segundo ele, o coletor solar pode aquecer a água em até 80oC, valor superior ao de um chuveiro elétrico.

Quem decide investir em painéis solares têm ainda outras vantagens. Os equipamentos são duráveis e exigem pouca manutenção. “A vida útil do sistema é de aproximadamente 20 anos. A manutenção é, basicamente, a lavagem da cobertura do coletor e a verificação de vazamentos. Além disso, os materiais são 100% recicláveis”, explica Mesquita. O investimento em equipamentos para obtenção de energia solar para uma casa com quatro pessoas fica em torno de R$ 1.200. Este custo inicial é compensado com a economia gerada pelo sistema e o retorno vem em, aproximadamente, dois anos e meio.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger