terça-feira, 11 de novembro de 2008

VOCÊ SABIA? Tema: Acordeom



As grafias corretas da palavra acordeom observam-se em diversas formas.

Segundo o DIC Michaelis Escolar 2.0/2002, produzido por Amigo Mouse Software, da Editora Melhoramentos, a palavra acordeom tem o seguinte significado e grafia:a.cor.de.ão: (al akkordion, via fr) sm. Mús. Instrumento musical portátil formado de teclado e fole. Var: acordeom. Sin: harmônica, sanfona.


Assim sendo, na língua portuguesa escreve-se acordeão, podendo existir a variante acordeom, e tendo como sinônimos os termos "Harmônica" e "Sanfona". Mas existem várias grafias atribuídas a este precioso instrumento. Em cada país, em cada língua, ou até mesmo em diferentes regiões do mesmo país assim como vimos no Brasil, essa grafia se altera. Na região Sul do Brasil chamamos o acordeom de gaita, nome que também refere-se à gaita de boca. No sul, o instrumento também é conhecido como acordeão, ou acordeom, mas popularmente marcou o termo gaita, o que realmente seria referência à gaita de boca em outras regiões.


Escreve-se também “acordeon” em diversas regiões do país, com "n" no final, mas sobre essa forma de grafar não conseguimos registros na língua portuguesa. Caso tenha informações sobre esse assunto, avise-nos para publicarmos nesse tópico. Os primeiros registros sobre o surgimento do instrumento relatam que o seu primeiro nome foi "tcheng", ou "cheng", e originou-se na china. Em inglês se grafa "accordion", em espanhol "acordeón", em francês "accordéon", em italiano "accordéon", na Irlanda "concertina", tem-se informações sobre a antiga gaita de foles da Escócia a "bagpipe", e ainda existem variações conforme o tipo de teclado, se é feito com teclas ou botões, ou ainda dependendo da alteração da afinação que é disposto o teclado, também variando quando é aberto ou fechado o fole como o "acordeão diatônico" ou "acordeão cromático" no Brasil, o "bandoneón" na Argentina, a "fisarmonica" na Itália. Algumas denominações como "organeto" e "semitonata", também são encontradas. Existem ainda algumas patentes registradas como "handeoline" na Alemanha no ano de 1821, "harmoniflute" na França em 1855, e "accordeon" na Áustria em 1829.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger