terça-feira, 4 de novembro de 2008

ÀS CLARAS COM O MAESTRO JOHN NESCHLING


"É justamente essa a dificuldade de se ouvir música clássica. Não é que ela seja mais difícil, ela exige mais interiorização, mais tempo, mais vontade pessoal de querer sair de casa, ir a um teatro."


"Você, quando quer ouvir música fácil, liga o rádio e ela entra na sua casa de qualquer maneira, mas se você quer realmente ouvir música séria e que exija um pouco mais de introspecção, aí tem que sair de casa e ir pra uma sala que às vezes está cheia, tem comprar ingresso com antecedência... como se dribla isso? Acho que não se dribla. A música clássica jamais vai ser das massas e multidões."

"Música clássica sempre foi apanágio de uma elite. Sempre foi de uma elite cultural e houve momentos em que essa elite cultural coincidiu com uma elite social, mas nunca foi apanágio das multidões. Você não enche um estádio com um concerto. Até pode, de repente, mas você precisa de um outro marketing em torno."

"Assim como, na ciência, um país precisa de hospitais de primeira linha porque não pode ser um país só de ambulatórios, é preciso investir na linguagem sinfônica de qualidade, assim como é preciso investir nas universidades e não só nas escolas primárias ou técnicas."



"O que a emoção tem a ver com falta de qualidade? Aliás, emoção com falta de qualidade é uma coisa horrorosa. Só é possível ter emoção de verdade se você tem perfeição técnica. Sem isso, a emoção vira desculpa para a mediocridade."

"O músico estuda para isso, se não todo mundo podia ser músico. Todo mundo tem emoção, qualquer pessoa tem, desde o porteiro até o vendedor de jornal, todos têm emoção, o que não têm é técnica."

2 comentários:

Anônimo disse...

Caramba!
isso sim que é reliquia.
sanjespatty( agora você já sabe quem é)

Anônimo disse...

Quase choro... esse episódio do Mickey é clássico!!!

Powered By Blogger