terça-feira, 11 de novembro de 2008

GOD SAVE AMERICA!

No ano de 1967 foi feita uma homenagem a Che Guevara que foi morto em outubro deste mesmo ano. A música tinha o seguinte título: Soy loco por ti America, com letra de Capinam, melodia de Gilberto Gil e interpretação de Caetano Veloso. 


"A minha intenção era registrar a emoção pela morte de Che Guevara. Não quis dizer que eu era latino-americano, embora me sentisse assim. Sentia Cuba desde a revolução de Fidel Castro. Quando menino, tentava cantar rumbas e boleros em castelhano. E o carnaval baiano tinha muitas versões de rumbas pra frevo, não é? Na letra, busquei palavras do português e do castelhano que não demonstrassem ser de línguas diferentes. Algumas palavras me pareciam sonoramente mais poéticas em castelhano do que em português. Lembravam Federico García Lorca. Além disso, havia a coisa de uma estética do continente, numa época em que as diversas questões de cada país se aproximavam muito. Uma latinidade de mundo alternativo…" (Capinam)

No documentário O Sol – Caminhando Contra o Vento, da Tetê Moraes, Caetano depõe que encomendou a você e Gil a canção que resultou em Soy Loco Por Ti, América. Segundo ele, letra, ritmo e arranjo foram concepção dele, mas, como não tinha tempo, vocês dois fizeram, por isso ele a considera de autoria dele também. Já você conta no seu último livro que, inspirado na morte do Che, escreveu e levou a letra nos bastidores do Festival da Canção de 1968, para o Gil musicar. Quem diz a verdade?

Capinam - Não acredito que Caetano tenha encomendado a morte do Che, que foi a razão, para mim, de escrever a canção memorial, feita imediata e automaticamente, logo após saber a notícia de sua morte! Não recebi pessoalmente – antes ou depois desse fato – nenhuma encomenda de Caetano Veloso. Mas nada impede que ele houvesse pensado na época em cantar uma rumba dançante e a tivesse encomendado a alguém. Eu apenas desconhecia esse fato...

Um comentário:

Anônimo disse...

ahahahahaha esse é muito bom, gostei da análise sobre a novela América... bacana mesmo.

Powered By Blogger