quinta-feira, 14 de maio de 2009

APETITE SEXUAL HEALING


A seguir, uma lista de condimentos que perfumam nossa alma:

Açafrão: Especiaria vermelho-alaranjada, perfeita no uso com mariscos. Tradicionalmente utilizada na Espanha em pratos com frutos do mar, como a Paella, por exemplo. No Oriente é muito utilizado como estimulante. 

Açafrão-da-Índia: Possui um gosto um pouco amargo. Deve ser usado moderadamente, porque pode encobrir os outros sabores. 

Alcaparra: Frutos redondos e pequenos, de sabor muito forte, que acompanha peixes. 

Anis: É uma planta de flores brancas e sementes pequenas e aromáticas. Confeitos, xaropes, essências, temperos e licores podem ser feitos com esse ingrediente. Baunilha: Tempero indispensável para doces, bolos, sorvetes, cremes, café, chocolate etc. Vem em estojos (ou cápsulas), extrato ou essência. Se puder escolher, evite a baunilha sintética, de sabor grosseiro e às vezes tóxica. 

Borragem: Usa-se para cozinhar carnes e peixes, assim como em saladas. 

Canela: Extraída da casca da árvore da canela. É usada em lascas e em pó. Coloca-se em doces, mas também em carnes e diferentes tipos de curry, na Ásia e no Oriente Médio. 

Cardamomo: Pode ser vendido em sementes, que são moídas para cozinhar, ou em pó, que perde o aroma rapidamente. Nos países árabes, é colocado no café para enriquecer o sabor e estimular a benevolência entre os amigos. As sementes são mastigadas para refrescar a boca. 

Cominho: Seu óleo é utilizado em loções balsâmicas e filtros de amor. Na culinária é empregado no tempero de lentilhas e feijões. 

Cravo: Usado nas sobremesas, carnes e presunto, para dar um toque especial. 

Curry: Não é uma especiaria, mas uma mistura de várias delas: coentro, cardamomo, pimenta caiena, pimenta, gengibre, canela, sementes de mostarda, açafrão-da-india etc. 

Endro: As folhas e sementes são usadas sobretudo em peixes. As sementes, colocadas em uma garrafa de óleo ou vinagre , aromatizam delicadamente. 

Erva-cidreira: Serve para maionese, receitas com queijo fresco e creme, molhos, saladas e algumas sobremesas de frutas.


Estragão: Utilizado em carnes. É melhor fresco. 

Gengibre: Pode ser adquirido em pó, xarope e como raiz fresca.. Seu sabor característico é um pouco picante. Muito utilizado na cozinha japonesa, mas também em comidas exóticas e no preparo de sobremesas. 

Hortelã: Seu sabor fresco é popular em doces e bebidas. Também é usado em muitos pratos de diferente origem. Na Inglaterra acompanha o cordeiro, entre os árabes, as carnes variadas. 

Lavanda: As sementes aromatizam perfumes e sabonetes. Realçam a sopa, que deve ser coada antes de servida. 

Louro: Na comida o louro é usado em pouca quantidade, só uma folha pequena ou média, porque tem um sabor muito forte, um pouco amargo. 

Manjericão: Produz mais efeito quando fresco, nos pratos mais variados. Mostarda: Pode ser comprado em semente, em pó e preparada. 

Noz-moscada: É uma noz dura usada para aromatizar doces e sobremesas, mas que também realça o sabor de alguns vegetais, como espinafre e carnes suaves. 

Orégano: Típico da cozinha mediterrânea, possui aroma e sabor fortes. 

Pimenta: Picante e ardida, acentua o sabor dos alimentos. 

Pimenta caiena: Feita a partir do pimentão vermelho seco e moído, é a base da páprica, da pimenta em pó, do tabasco e da santaka, no Japão. Usa-se em pouca quantidade, para dar cor, sabor e um toque picante. 

Salsa: Existem mais de trinta variedades comestíveis. Usa-se em carnes, peixes, saladas etc. Seu frescor alivia o hálito de cebola ou alho. 

Sálvia: Tem aroma muito penetrante e deve ser usada com moderação. A carne de porco e as aves de caça são bem acompanhadas com esse tempero, que aprimora o sabor. 

Tomilho: Utilizado no preparo de vários molhos com vinho tinto. Acompanha as carnes vermelhas e é indispensável nos patês.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger