sábado, 9 de outubro de 2010

Guia dos Curiosos responde: Desenhos Animados.


No desenho Bobby Pai e Bobby Filho, o que aconteceu com a Bobby Mãe?

A "Bobby mãe" nunca apareceu no desenho. "Às vezes, determinados personagens não interessam para o autor; então, ele simplesmente os ignora", explica o colecionador Marcelo Alencar. Segundo ele, é muito comum criadores de desenhos animados e histórias em quadrinhos utilizarem tal recurso. Ele lembra, por exemplo, que nos quadrinhos do Pato Donald, houve apenas uma participação da mãe dos seus sobrinhos. Quanto ao pai, nunca foi citado. Da mesma forma, nas histórias do Bobby Pai e Bobby Filho, o personagem mãe, aos olhos do autor, não deve interferir na trama.

Quem são os pais do Hughinho, Zezinho e Luizinho, os sobrinhos do Pato Donald?

No começo, a Disney dizia que todos os seus personagens eram filhos do "Papai Walt Disney". Na verdade, Pato Donald tem uma irmã gêmea chamada Dumbella (Della, nos Estados Unidos), que foi citada uma única vez numa história em quadrinhos, nos anos 1940. Ela deixa os três filhos com Donald junto a um bilhete. Só sua assinatura aparece. Na década de 1980, a Disney publicou a árvore genealógica de toda a população de Patópolis. Dumbella está lá, mas seu marido não aparece. No lugar do desenho do pai de Huguinho, Zezinho e Luizinho, foi publicada a figura de um passarinho. A Disney nunca revelou quem ele é.


Se os Flinstones viviam no período Neolítico, por que eles comemoravam o Natal?

O Natal dos Flinstones é mais uma daquelas deliciosas contradições que tornam os desenhos animados tão especiais. Vale lembrar que Fred, Barney e companhia andam de carro, jogam boliche, batem cartão de ponto e freqüentam restaurantes - nada disso existia no Neolítico -, tudo adaptado a uma Idade da Pedra tão absurda quanto a nossa realidade atual. O que nos faz aceitar tudo aquilo é justamente a verossimilhança que o mundo de Bedrock guarda com o mundo de hoje.

Como surgiu o desenho animado?

O inventor da animação de filmes foi o belga Joseph Plateau. Em 1832, ele criou o fenacistoscópio, um disco com figuras dispostas em torno do centro que parecem se movimentar quando o mecanismo é girado. Esse mecanismo, usado ainda hoje, apresentava uma rápida seqüência de desenhos em diferentes estágios, criando a ilusão de um único desenho em movimento.

O que significa a palavra "acme" que aparece nos desenhos do Pernalonga?

O termo vem do grego akme, que significa topo, cume ou ponto mais alto. Não é uma expressão usual na língua inglesa. Em português quer dizer algo como "pimpão" ou "brejeiro". A expressão causa um estranhamento e, por isso, tem um toque de humor.

Quem é a mãe de Pateta Júnior, o filho do Pateta?

Pateta já foi casado com a sra. Pateta. Ela apareceu pela primeira vez - e bem rapidamente - no curta-metragem Pais também são pessoas. A principal função de Pateta Júnior foi permitir a seu pai explodir de orgulho à medida que Pateta não conseguia se comportar para atender às mínimas expectativas. O garoto sabia que o pai não era um gênio pensante, mas não permitia que ele percebesse isso.

Por que Brutus não come espinafre para vencer o Popeye?

Em alguns desenhos, Brutus comeu espinafre e, de fato, ganhou muita força. Mas o vilão perdia as batalhas, pois acabava desferindo golpes que se viravam contra ele mesmo. Em a situação tenha se repetido em algumas histórias, ela não teve continuidade.

Como se faz um desenho animado?

Tudo começa com um storyboard. Essa "história em quadrinhos" é um roteiro cena a cena do que será o desenho animado. Serve de base para compôr a narrativa. Para prepará-la, é utilizada uma mesa de luz. Trata-se de uma caixa de madeira com uma luz fluorescente, uma placa de vidro ou acrílico branco e dois pinos de metal. O desenhista prende nos pinos a folha em branco que usará para trabalhar. Quando termina de rascunhar o personagem na posição inicial, coloca uma nova folha sobre ela e faz a cena seguinte. Ele consegue acompanhar a seqüência de movimentos porque, ao ligar a lâmpada da mesa, a luz incide sobre a placa de vidro e torna as páginas mais transparentes. Como estão uma sobre a outra, é possível ver as modificações feitas de um desenho para o outro. Depois de pronta, toda a seqüência de imagens é passada para o computador. Um programa as exibe com intervalos bem curtos de tempo, o que dá a impressão de movimento. Para fazer uma animação de 1 segundo, são necessários 12 desenhos. Ou seja, 60 segundos de ação exigem a preparação de 720 cenas.

Um comentário:

BradSnoopy97 disse...

Queria que vc contasse a história da belíssima amizade que tem o cachorrinho Snoopy com o passarinho Woodstock!

Powered By Blogger