quarta-feira, 22 de abril de 2009

QUEM É ROBERT BADEN POWELL?




O escotismo foi fundado em 1907, por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell of Gilwell (1857-1941), ou simplesmente Baden Powell – que nasceu em Londres, Grã-Bretanha e foi maçom...

O escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. Foi criado com o intuito de desenvolver no jovem um crescimento nos parâmetros da fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Estes conceitos são ensinados através de um sistema de valores que prioriza a honra, baseados na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática, do trabalho em equipe e da vida ao ar livre. Forma garotos escoteiros e seu símbolo é a flor-de-lis (ornamento heráldico em forma de um lírio estilizado; plural: flores-de-lis).






“É aí que eu acho que por causa do meu avô (eu não sei quem foi meu bisavô), devo ter uma ligação com a Bahia… geograficamente o Espírito Santo está ligado à Bahia. Sou muito sensível às coisas da Bahia… ela me arrepia! Eu, quando vou lá, fico parado… sento numa praça à noite… e parece que estou dentro da história… começo a viver toda a história. Isso para o compositor é uma coisa linda! Não é o que eu vejo, é o que eu sinto, sabe? Os afro-sambas que eu compus, por exemplo, é o lado mais forte da minha obra de compositor, de instrumentista. Aquela coisa afro, o violão com a afinação bem grave, lembra a Bahia. A cidade tem qualquer coisa parada no ar! À noite, você escuta um toque de atabaque, longe… tem sempre uma música no ar, uma coisa misteriosa… aquele mar que bate calmo, aquele cais… aquela rua… e esse troço todo sai na minha música. E quando se diz: ‘você foi à Bahia e fez isso ou aquilo…’ Eu respondo: Não! Eu já sou de lá!”

Nenhum comentário:

Powered By Blogger