quarta-feira, 29 de outubro de 2008

SALA DE DEBATES: ROCK N' ROLL


Debatedores

Demétrio Toledo da Fonseca (Historiador)
Márcio do Espírito Santo (Guitar Hero)
Johansen Wiki Pedia (Físico Nuclear)


Johansen Wiki Pedia: Rock and roll (também escrito rock 'n' roll) é um gênero musical que emergiu e se definiu no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, rapidamente se espalhando pelo resto do mundo. Evoluiu mais tarde para diversos sub-gêneros no que hoje é definido simplesmente como "rock". Os instrumentos mais comuns no rock and roll são a bateria, guitarra elétrica e baixo, às vezes, um piano ou teclado, embora no início, o principal instrumento tenha sido o saxofone, posteriormente substituído pela guitarra no final dos anos 50...

Márcio do Espírito Santo: "Rock 'n' Roll não se aprende nem se ensina." (Raul Seixas)

Demétrio Toledo da Fonseca: A imagem de rebeldia associada ao rock não é gratuita. Quando o estilo despontou, no início da década de 50, o mundo se deparava com a alegria do final da Segunda Guerra Mundial e da Guerra da Coréia. As pessoas queriam comemorar, principalmente nos Estados Unidos, que despontava como grande potência mundial.

Márcio do Espírito Santo: "O Rock 'n' Roll é uma das chaves, uma das muitas, muitas chaves de uma vida complexa. Não fique se matando tentando todas as outras chaves. Sinta o Rock 'n' Roll, e então provavelmente você vai descobrir a melhor chave de todas." (Pete Townshend)

Demétrio Toledo da Fonseca: Por outro lado, havia a pressão da Guerra Fria e a idéia de que, com o anúncio da explosão de bombas atômicas pela então União Soviética, era possível o "fim do mundo" a qualquer momento. Assim, aproveitar cada momento como se fosse o último era a ordem do dia. Daí para a idéia de rebeldia era um passo: para curtir a vida a qualquer preço, havia o prazer da transgressão, o fascínio pelas motos e pela alta velocidade, as festas intermináveis.

Johansen Wiki Pedia: Nos anos 60 é que se estabeleceu o momento mais popular e prolífero do rock, trazia as idéias de quem tinha visto o rock surgir e de quem não havia conseguido sucesso na década anterior. O movimento anti-guerra e as drogas, combinados, deram origem ao pensamento dessa década. Nessa época houve a Invasão britânica ou British Invasion, que foi um influxo de artistas de rock and roll do Reino Unido (em sua maior parte originários da Inglaterra) que se tornaram populares nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e outros países.

Márcio do Espírito Santo: "Rock 'n' Roll pode ser divertido e perigoso ao mesmo tempo." (Billie Joe Armstrong)


Johansen Wiki Pedia: A Invasão Britânica clássica ocorreu entre 1964 e 1966, mas o termo também se aplica a "ondas" posteriores de artistas britânicos que alcançaram um impacto significante fora da Grã-Bretanha. O sucesso que os Beatles e os Rolling Stones fizeram nesta época foi o responsável por difundir o rock pelo mundo.

Demétrio Toledo da Fonseca: Antes disso, a canção que abre o Rock and Roll, ”Rock around the clock", chegou ao Brasil no mesmo ano em que foi lançada, tendo sido gravada por Nora Ney na versão original em inglês. Ela entrou para a história do rock brasileiro como a intérprete do primeiro rock gravado em nosso país. Porém, antes do rock, Nora era mais conhecida como a musa das músicas "dor-de-cotovelo", entoada em botequins do Rio de Janeiro e São Paulo. Logo após o estrondoso sucesso de "Rock around the clock", ela voltou para o seu estilo original e reassumiu seu título de "rainha da fossa", deixando canções famosas como "Meu lamento", "De cigarro", "Só louco" e "Seu eu morresse amanhã".

Johansen Wiki Pedia: O Rock experimental misturava elementos de vários estilos musicais associados ao rock ou não. Costumam confundir com o progressivo, ou o psicadélico, embora rock experimental seja a melhor denominação. Caracteriza-se pela complexidade musical elevada. Beatles (fase final), Iron Butterfly, Jimi Hendrix, Frank Zappa e vários outros encaixam-se nessa categoria.
Márcio do Espírito Santo: "Funciona assim: Pegue qualquer melodia seja ela qual for, Beethoven ou música Havaiana, toque na guitarra, adicione baixo e bateria e as pessoas chamarão de Rock 'n' Roll." (Frank Zappa)

Johansen Wiki Pedia: No final da década de 60 houve um retorno a um rock mais direto e primitivo, como uma resposta daqueles que não gostavam da psicodelia, sendo que como resultado a psicodelia sumiu, deixando somente o seu "filho": o rock progressivo.

Demétrio Toledo da Fonseca: A origem do rock n'roll se encontra no blues, a quem deve a estrutura rítmica e melódica. O blues, criado pelos negros trazidos da África para trabalhar nas plantações de algodão nos Estados Unidos, no início do século XX, nasceu dos cantos dos escravos, geralmente cheios de tristeza e saudade de sua terra natal. Não é à toa que recebeu o nome de blues, que em inglês significa melancolia e tristeza. Na época, o estilo musical mais popular era o jazz, "música branca" baseada na improvisação e com ênfase nos instrumentos de percussão e sopro. O blues apareceu como alternativa: era a expressão da música negra.

Johansen Wiki Pedia: Grunge não foi um estilo de música, mas sim um nome para o movimento que trazia diversas bandas sem um estilo definido. A principal banda desse estilo era o Nirvana, tinha um som voltado para o punk. Bandas como Soundgarden e Alice in Chains tinham um estilo mais inspirado no metal e no hard hock, Pearl Jam puxava mais para o lado do hard rock, rock clássico e rock alternativo. Outras bandas como Stone Temple Pilots, Bush e Silverchair chegaram no mainstream depois da consolidação do movimento Grunge.

Márcio do espírito Santo: "O Rock 'n' Roll é a maior renovação artística desde Homero." (Marshall McLuhan)

Demétrio Toledo da Fonseca: Outro ingrediente que entrou na mistura que daria no rock é a música gospel, característica das igrejas evangélicas, com um toque de blues e mensagens para o povo oprimido. O ritmo country também contribuiu para a consolidação do rock - principalmente no que se refere à definição do nome para o estilo musical, graças ao radialista Alan Freed.
Johansen Wiki Pedia: Na década de 2000, com o pop dominando as paradas, o rock parecia ter perdido a força. No entanto uma nova vertente do estilo, mais consciente sobre a relação do rock e a diversidade da música surgiu, demonstrando toda a vitalidade do ideal do "rock'n'roll" que insiste em não morrer. Grupos com influências diversas se dividiram entre aqueles que eram excessivamente influenciados por outros estilos de música e aqueles que preferiam manter a crueza dos fundamentos. Tendo em comum, porém a aceitação da heterogeneidade e a exaltação da história trilhada pelo rock até então, motivo pelo qual muitas das bandas surgidas nessa época serem acusadas de apenas "requentar" fórmulas já expostas por outras bandas...

Márcio do Espírito Santo: "Quando você faz sucesso com uma banda de Rock 'n' Roll, tem que conviver justamente com as pessoas de quem você queria fugir ao fundar uma banda de Rock 'n' Roll." (Renato Russo)

Johansen Wiki Pedia: Uma das bandas que comumente é associada a esse período é The Strokes. Porém o título de "salvadora do rock" é impreciso uma vez que a banda não se impôs como um novo paradigma. No entanto, trouxe a tona o hábito, por parte da mídia e do marketing, de eleger aquele que deveria segurar as rédeas do meio cultural do rock, o que eventualmente acaba não acontecendo.

Demétrio Toledo da Fonseca: Rock and roll, na verdade, é uma gíria dos negros norte-americanos que faz alusão ato sexual e está presente em muitas letras de blues, a expressão rock and roll foi usada por Alan Freed para difundir o novo gênero musical que começara a se disseminar.

Márcio do Espírito Santo: "Bem, como você pode ver, ser um lunático psicótico do caralho como eu tem suas vantagens..." (Axl Rose)

Um comentário:

Anônimo disse...

ROCK N ROLL NA VEIA, PORRA! boa idéia, blog do caralho!!!! tá massa!!! fui...

Powered By Blogger