quarta-feira, 29 de outubro de 2008

DIAGNOSTICANDO SALIF KEITA


Doutor Ismael Nascimento de Oliveira Camargo, Médico Dermatologista, explica:


"Salif Keita é albino. E isso nunca lhe granjeou grandes simpatias na região que ele nasceu, dado que se entendia, como se entende ainda hoje, que os albinos são detentores de poderes maléficos. Uma ignorância sem tamanho. Na verdade, albino é uma pessoa que possui o defeito congênito da produção de melanina, resultando na ausência parcial ou total de pigmentos na pele, nos cabelos e nos olhos. O albinismo manifesta-se de diferentes maneiras e há várias formas de herança: autossômica recessiva, autossômica dominante e ligada ao cromossomo X. O albinismo completo é a forma mais grave da doença e implica na ausência total de pigmentos nos cabelos, olhos e pele (também chamado de albinismo oculocutâneo tirosinase negativo). As pessoas afetadas apresentam cabelos e pele brancos, íris vermelha, defeitos visuais, fotofobia (a luz solar provoca dor nos olhos dessas pessoas) e queimaduras solares (queimam com facilidade e não se bronzeiam). Há uma forma ocular isolada de albinismo que pode estar associada a várias doenças hereditárias. O albinismo parcial, ou pele malhada, é a ausência de pigmentação em apenas algumas áreas, o que pode incluir a despigmentação de uma mecha de cabelo, de uma área na testa, dos cotovelos, dos joelhos ou outras áreas do corpo. É isso."



Nascido a 25 de Agosto de 1949 é músico e cantor de Mali. Ele é único, não só devido a sua reputação de A voz dourada de África como também pelo fato de ser albino e um descendente direto do fundador do Império Mali, Sundiata Keita. Esta herança significa que ele nunca deveria ser um cantor, que é uma função desempenhada por Griots. A sua música é uma mistura de estilos de música tradicional da África Ocidental, Europa e América e no entanto mantendo estilo de música Islâmica. Entre os instrumentos musicais mais utilizados por Salif Keita incluem-se balafons, Djembês, guitarras, koras, órgãos, saxofones, e sintetizadores. Keita nasceu em Djoliba. Ele fora ostracizado devido ao seu albinismo que é uma sinal de azar na cultura Mandinka. Ele abandonou Djoliba e foi viver em Bamako em 1967 para se juntar a banda Super Rail Band de Bamako. Em 1973, Salif Keita juntou-se a banda Les Ambassadeurs. Keita e os Les Ambassadeurs fugiram da instabilidade politica em meados de 1970 para Abidjan, Costa do Marfim, mudando o nome da banda para Les Ambassadeurs Internationales. Esta banda ganhou reputação internacional na década de 70 e em 1977 Keita recebeu o prêmio National Order do presidente da Guiné, Sékou Touré. Keita mudou-se para Paris em 1984 com o objetivo de obter mais fama.
FONTE: WIKIPEDIA

4 comentários:

Anônimo disse...

POXA, Q IDÉIA MAIS ORIGINAL! INTELIGENTE! GOSTEI MUITO, RAPAZ. PARABÉNS. A GENTE PODIA MARCAR PRA SE VER, BATER PAPO, QUEM SABE...

Anônimo disse...

Esse Salif Keita é um chato ñ gosto dele musica muito ruim, nem vale a pena ouvir uma porcaria viu

Anônimo disse...

muito bom o blog cara parabens!

Anônimo disse...

caralho! gostei.

Powered By Blogger