terça-feira, 23 de março de 2010

Reconheça: Arnold Schoenberg.

Entre 1921 e 1924, Schoenberg desenvolveu uma nova sistematização das tonalidades que revolucionou o mundo da música, a chamada "composição com 12 tons", também conhecida por "dodecafonia", que daria lugar à dissolução da tonalidade e da complicada técnica harmônica do pós-romantismo. Segundo a configuração de Schoenberg, 12 meios-tons equivalem a uma oitava, o que invalida as leis da harmonia tradicional. O ponto de partida é uma série básica de 12 tons, cada um dos quais só voltará a aparecer quando soarem os restantes. A série assim criada deve ser mantida ao longo do desenvolvimento da peça. Com esta nova técnica, compôs a Suíte para Violino (1923) e as Variações para Orquestra (1928). Schoenberg foi professor de Composição em Viena e tanto Anton von Webern quanto Alban Berg foram seus discípulos. Mais tarde, transferiu-se para Berlim. Com os sextetos de cordas A Noite Transfigurada (1899) e os conhecidos Gurrelieder (1911), conclui a sua fase pós-romântica. Com a mudança de século, renunciou definitivamente à tonalidade tradicional, como ocorre na Primeira Sinfonia de Câmara (1906). Os Georgelieder (1909) são magníficos exemplos de suas composições atonais e precedentes diretos de suas obras dodecafônicas compostas a partir de 1920. Schoenberg fugiu da perseguição nazista para se estabelecer nos Estados Unidos, onde se naturalizou,em 1946. Entre 1936 e 1944, foi professor na Universidade da Califórnia. Como pintor, antes da Primeira Guerra Mundial criou cerca de 300 telas, aquarelas e desenhos de caráter simbolista e expressionista.


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