sábado, 5 de fevereiro de 2011

Decodificando A Obstipação Intestinal.

COMO FUNCIONA A DIGESTÃO?

O trato digestivo é um tubo contínuo que desmancha os alimentos até as suas formas elementares para que estas possam ser absorvidos sob a forma de nutrientes. Uma vez que o alimento chega ao estômago, inicia-se a mistura com o ácido produzido ali, o qual reduz o alimento a pequenas partículas . O estômago funciona como uma espécie de liquidificador. Só após ficarem de um determinado tamanho é que as partículas do alimento podem passar para o intestino delgado. Nele, o alimento vai sofrer mais um processo de quebra sob efeito dos sucos digestivos produzidos principalmente pelo fígado (bile) e pâncreas (suco pancreático). Durante a passagem do alimento através do intestino delgado, que tem aproximadamente 6 metros de comprimento, lentamente vai acontecendo a absorção dos nutrientes elementares. Ao atingir o início do intestino grosso, todos os nutrientes já foram absorvidos e o que sobra são resíduos (restos) de alimentos e água em grande quantidade. A função básica do intestino grosso (colon) é absorver toda a água e eliminar os resíduos através do seu produto final: as fezes.

COMO É UM RITMO INTESTINAL NORMAL?

Há uma grande variação dentro da normalidade para o ritmo intestinal que pode ser de 3 vezes ao dia a 3 vezes na semana. Qualquer ritmo entre estas variáveis pode ser considerado normal.

O QUE É OBSTIPAÇÃO?

O termo obstipação se refere a condição que o ritmo intestinal é irregular e a consistência das fezes é geralmente endurecida e ressecada. Isto resulta da absorção excessiva de água das fezes devido a passagem lenta das fezes pelo intestino grosso. Fazendo um pequeno questionário pessoal poderá saber se está com obstipação.

Houve qualquer mudança na sua alimentação , hábitos de exercício, rotina diária ou nível de estress? Qualquer mudança ou alteração da rotina normal pode resultar em modificações do hábito intestinal.

Que medicações está fazendo uso? Certas medicações com ferro, analgésicos, drogas anti-hipertensivas e uma variedade grande de drogas pode levar a obstipação.

Há outros sintomas associados? Pessoas com obstipação geralmente sentem a barriga estufada ou inchada. Pode apresentar desconforto retal ou pressão no reto.

QUANDO DEVO PROCURAR UM MÉDICO?

Qualquer alteração do seu hábito intestinal (ritmo) merece a atenção de um profissional. Sintomas associados como perda de peso, dor abdominal acentuada ou sangramento podem indicar doenças associadas e merecem especial atenção. Outras doenças sistêmicas podem estar associadas a obstipação como diabetes ou doenças da tireóide.

QUE TIPO DE EXAMES DEVO FAZER?

Seu médico deverá fazer algumas perguntas para avaliar a necessidade de determinados exames . Exames de RX do intestino chamado enema opaco ou endoscopia às vezes se faz necessário. A endoscopia é um método mais direto , pois é visualizada a superfície do intestino parcialmente através da retossigmoidoscopia ou todo o intestino grosso através da colonoscopia.

COMO DEVO RESOLVER MEU PROBLEMA?

Três recomendações básicas :

1 - INGERIR BASTANTE LÍQUIDOS (6-8 COPOS /DIA)

2 - EXERCÍCIO FÍSICO (ATIVIDADE FÍSICA)

3 - DIETA RICA EM FIBRAS.

NÃO MELHORANDO PROCURE SEU MÉDICO.

ATENÇÃO NÃO FAÇA USO DE LAXANTES SEM ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO.




Nenhum comentário:

Powered By Blogger