segunda-feira, 20 de outubro de 2008

MAESTRO JÚLIO MEDAGLIA ESTÁ ON LINE!


O maestro Júlio Medaglia estava off line quando deixei lá no MSN dele o seguinte pedido: “Faça uma dissertação sobre a importância da Jovem Guarda na formação juvenil dos anos 60 do século passado."
[47 dias depois ele respondeu,
ainda off line]


Maestro Júlio Medaglia diz: Todos os domingos, 5 da tarde, a meninada passou a se reunir em torno de seus ídolos no programa “Jovem Guarda”, de inspiração beatleriana e, com saudável descontração, passaram a curtir suas ingênuas historinhas de amor. Por incrível que pareça, as interpretações de Roberto Carlos possuíam um despojamento muito maior e se aproximavam muito mais de João Gilberto que as daqueles que se diziam sucessores do bossa-novismo.



Maestro Júlio Medaglia diz: Apesar da postura aparentemente agressiva daqueles que faziam um rock tupiniquim, que incluíam roupas “transadas”, e baseadas nos moldes estrangeiros dessa música, apesar dos ídolos nacionais cantarem com “caras de mau” e mil guitarras, “eu sou terrível”; a Jovem Guarda, ao contrário de ser um movimento trash, marginal e pesadamente questionador de uma sociedade massacrante, como os padrões ingleses nos quais se baseava, era uma música alegre, solta, “boazinha” mesmo – um de seus ídolos era até chamado de “ternurinha”. Era consumida com total aprovação dos papais e vovós, os quais levavam seus filhos e netos, domingo à tarde, para assistirem aos shows da TV Record na Rua da Consolação... Mesmo havendo essa “harmonia de gerações”, a Jovem Guarda operou, sim, uma mudança de comportamento nos adolescentes, tornando-os mais descontraídos, autoconfiantes, respeitados e criativos.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger