terça-feira, 21 de outubro de 2008

SUPOSIÇÕES TROPICALISTAS

O professor Maurício Vinhas de Queirós, sociólogo, pesquisador do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, prefere considerar o Movimento Tropicalista um “nacionalismo de epiderme consentido, um tanto para inglês ver. Uma espécie de saudosismo disfarçado dos tempos da senzala. (Ao lado do Chacrinha, o Sr. Gilberto Freyre não será também um tropicalista?). É propor que nos comportemos como os ianques mais preconceituosos julgam que no fundo somos: ‘Yes, nós temos banana’.”

Para Nelson Motta: "Tropicalismo é, por enquanto, apenas uma série de idéias esparsas que anota certas tendências e determinada visão da realidade brasileira”.

Assim falou José Celso Martinez Corrêa"Mas o capitalismo tende a ver tudo exclusivamente como produto. Então, qual a leitura que hoje se faz do Tropicalismo? O Tropicalismo é banana, uns coqueiros, uma mistura. Enfim ficou um clichê, ou seja, um tropicapitalismo. Houve uma exploração do movimento e ele é muito maior do que simplesmente uma marca ou uma coisa que aconteceu.”

EDU LOBOO movimento Tropicalista é uma coisa conjunta com bastante unidade, realmente é uma proposta inteiramente nova, mas eu tenho uma série de críticas, uma série de coisas que boto em jogo: fui fundamentalmente contra o movimento no seu começo, não cheguei a entender bastante e depois talvez com mais lucidez, entendi muito mais o tipo de trabalho que eles se propuseram a fazer. Em todas as épocas, sempre aconteceram essas rupturas, algumas mais violentas, outras menos, dependendo do temperamento de cada um. Você sente quando uma coisa tem talento no meio. Eu posso ver mil coisas e discordar do negócio, mas com todas as minhas críticas e discordâncias, uma coisa clara é o talento de Caetano Veloso. É claro feito água. Isso é ponto pacífico.

"O Tropicalismo veio afirmar coisas com muita convicção. E eu tenho certeza absoluta que eles não estão muito convictos do que estão fazendo. É essa convicção empostada que eu não aceito. Acho que não é duradoura em termos históricos."
[Sérgio Ricardo]


E Tom Zé?


Nenhum comentário:

Powered By Blogger