sexta-feira, 31 de agosto de 2012

reconheça: Rubem Alves.


Nasceu no dia 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, sul de Minas Gerais.

Em 1945, a família se mudou para o Rio de Janeiro. Buscou refúgio na religião, pois vivia solitário, sem amigos. Teve aulas de piano, não foi muito longe, somente bem sucedido no estudo de teologia: iniciou sua carreira dentro de igreja como pastor em cidade do interior de Minas. 

Em 1963, foi estudar em Nova York, retornando ao Brasil no mês de maio de 1964 com o título de Mestre em Teologia pelo Union Theological Seminary.

Foi denunciado pelas autoridades da Igreja Presbiteriana como subversivo, em 1968, e, por isso, perseguido pelo regime militar. Abandonou a igreja presbiteriana e retornou com a família para os Estados Unidos, onde se tornou Doutor em Filosofia (Ph.D.) pelo Princeton Theological Seminary.

De volta ao Brasil, por indicação do professor Paul Singer, conhecido economista, é contratado para dar aulas de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (SP).

É nomeado professor-titular na Faculdade de Educação da UNICAMP e, em 1979, professor livre-docente no IFCH daquela universidade.

No início da década de 80 torna-se psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise.

Afirma que é “psicanalista, embora heterodoxo”, pois nela reside o fato de que acredita que no mais profundo do inconsciente mora a beleza. 



Nenhum comentário:

Powered By Blogger