quarta-feira, 29 de abril de 2009

Bexiga: o pedaço mais italiano de São Paulo


No ano de 1878, os imigrantes italianos que desejavam se instalar na capital aproveitaram a oferta de terrenos baratos na área onde hoje é o bairro do Bexiga e se mudaram para lá.

A região tinha ruas estreitas e aclives que lembravam aldeias italianas. Os primeiros italianos a se mudarem eram sapateiros, artesãos, padeiros e quitandeiros, na sua maioria calabreses.A partir de 1890, o bairro começou a receber novos imigrantes: portugueses, espanhóis e outros italianos.O nome do bairro se origina, muito provavelmente, de um antigo proprietário daquelas terras que, ao que tudo indica, fora vítima da varíola, doença popularmente conhecida como “bexiga”. A transição de Bexiga para “Bixiga” se deu pela fala popular. Oficialmente, desde 1910 o bairro se chama Bela Vista, mas os paulistanos não deixam de chamá-lo “Bixiga”.O Bexiga cresceu lentamente e sempre foi um bairro bilíngue. 


Em algumas épocas, o italiano era até mais falado que o português. Muito do sotaque paulistano nasceu nas ruas do Bexiga.Em 1948, o bairro encontrou sua vocação boêmia e se tornaria, definitivamente, o mais paulistanos dos bairros da capital. Foi nesse ano que Franco Zampari inaugurou na rua Major Diogo o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).Depois dele vieram o Teatro Imprensa, o Oficina, o Sérgio Cardoso, o Ruth Escobar, o Paramount e todas aquelas cantinas que fazem a alegria do bairro.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger